segunda-feira, 16 de março de 2009

Violência e T.V


Minha televisão pega no máximo trinta canais, e dentre estes trinta, toda vez que ligo vejo pelo menos dois estão fazendo sensacionalismo com assaltos, estupros, mortes e tudo mais. Vejo também canais falando sobre o programa globalista “Big Brother Brasil”. Os filmes nacionais com maior índice de audiência são aqueles no qual existem três coisas: a favela, o tráfico e os heróis policiais, aqueles o qual estão lá combatendo – com muita violência – o crime organizado do morro. Será que é preciso uma criança assistir apenas desenhos violentos para ter uma resposta de comportamento violento? Os estímulos estão ai, em quase todos os meios de comunicação (afinal, se for de interesse do telespectador basta ir à internet, abrir o Youtube e procurar pelo que quiser para ter muito sangue na tela).

[...] infelizmente, é quase impossível, devido à natureza do aparelho, que o casamento perfeito entre a TV e a violência seja desfeita. Nós é que temos que nos mudar, conscientizando-nos dos prejuízos causados por esse aparelho, e dele nos desligarmos. Qualquer pequeno benefício que ele pode trazer é prejudicado de longe pelos enormes prejuízos que ele nos causa, em particular às nossas crianças e jovens. Só que elas não podem reagir sozinhas – cabe a nós tomar a única atitude possível: impedir o acesso delas a esse aparelho verdadeiramente diabólico. Tenham coragem e iniciativa para experimentar e verão em suas crianças resultados fantasticamente positivos. (SETZER, VALDEMAR W, 2008, p. 56)


Porém é importante levar a criança a identificar vantagens e desvantagens de cada situação. Não existe só a Globo a Record e a Band na televisão aberta. Salvam canais como a T.V Cultura, o canal Futura e a T.V Escola. Mas confesso que nunca vejo uma criança assistindo estes canais ricos em programação. E por que não vejo? Porque na verdade é uma pequena massa que assiste a estes canais. Boa parte das famílias do Brasil hoje quer assistir ao BBB, Comando Geral, Jornal do meio dia da Record, e por ai vai. E estes sim são problemas para as crianças e muitos jovens que não sabem identificar o real da fantasia. O Big Brother mostra “herois” competindo pela coisa mais mesquinha do homem: O “lutar” pelo dinheiro. Uma criança que cresce vendo as pessoas brigar por dinheiro, vai pensar que a coisa mais importante que existe é o que? O Comando Geral, junto com o programa do “Datena” e o jornal da Record, mostram a violência urbana, apavoram as crianças. Mas ai vem os desenhos, onde sempre tem heróis, que estão lá para salvar o mundo de mal. A criança pode parentar a violência com os heróis dos desenhos, e no mundo real falta um herói. Quem vai ser este Herói? As pessoas que estão no BBB. Pois o apresentador afirma todo programa para o espectador, dizendo: “Vamos ver o que os nossos Heróis estão fazendo”; Assim sendo os programas de televisão, hoje e sempre, são muito defrontados com o real da sociedade, o que faz uma perca de tempo muito grande ficar discutindo e debatendo a influencia da T.V no cotidiano de nossas crianças, pois já não temos o que fazer, ou não podemos fazer, ou talvez não queremos fazer. Pois se torna cômodo deixar a criança livre na frente da T.V. confundindo sua cabeça e criando sua própria imagem de mundo. O correto é modelar gradualmente uma nova classe de respostas reforçando apenas canais de grande cultura para nós, e de pouca audiência para eles.

5 comentários:

Unknown disse...

muito bom,
tem msm muita violencia
xD

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

gLx disse...

Blog ta bom mesmo so da uma melhorada no template fora isso a ideia do blog e muito boa .

2'
muito bom,
tem msm muita violencia


http://tiobolha.blogspot.com/

Jonh Oliver disse...

tv hj em dia so isso mesmo

Anônimo disse...

verdade, mta violencia mesmo, de forma gratuita
acho ridiculo
parabens pelo texto e pelo blog
da uma pasada por la ^^
http://istosimmsica.blogspot.com/

Inez disse...

Na minha família essa atitude foi tomada há muito tempo. As crianças assistem a programação de criança, nada de violência, nada de BBB e outros programas no gênero. Estão se transformando em crianças capazes de distinguir o que é bom ou ruim.
Obrigada pela sua visita em meu blog.


O pensamento é o ensaio da ação

Seguidores


Somente pela negação da vontade, pela castidade, a pobreza, o amor e o jejum, pode-se atingir a sabedoria.